segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MANIQUEÍSMO



"Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens,  que maquinalmente aprendeu "  Isaías 29.12

O Julgar significa emitir juizo, avaliar, sentenciar.
O julgamento se dá no enquadramento de fatos ou pessoas dentro do parâmetro aceitável do que é  justo ou correto.
Como cristãos, nosso parâmetro é Cristo e sua Palavra.
Muitas ações podem nos parecer corretas, mas para Deus elas não tem valor pela motivação incorreta e vice-versa.
A Bíblia relata vários episódios que nos exemplificam essas atitudes..
Ação errada e motivação correta 
Paulo é um exemplo claro de uma pessoa sincera e idônea que age erroneamente com a mais pura vontade de acertar. Ele encerrou muitos cristãos na prisão para defender sua religião . Ele estava sendo zeloso pelo judaismo, mas após conhecer  a Cristo, ele reconhece seu erro e se tornou um cristão.( Atos 9.1-9)
Muitos de nós temos em mente o que julgamos ser correto e não estamos abertos a negociar valores, princípios e tradições. Somente a Palavra de Deus pode nos vencer ao penetrar o íntimo do nosso ser, como uma espada a nos desarmar.
Paulo se rendeu a Cristo e passou a agir em conformidade com Ele abrindo mão das suas tradições religiosas e abraçando a verdadeira religião, um mudança de dentro para fora.
Ação correta  e motivação errada
Ananias e Safira são um exemplo de pessoas que desejam ser louvadas por suas atitudes, agiram de maneira admirável ao ofertarem para a obra de Deus, mas a intenção do coração desse casal não era sincera, era é egoísta e orgulhosa.
Eles venderam uma propriedade e retendo parte do valor,ofertaram  à igreja dizendo que era o valor integral. Eles não precisavam ofertar, mas quiseram fazê-lo para serem reconhecidos como foi Barnabé.(Atos 4:36,5:1-5).
Nossas ações devem ser corretas e corretamente motivadas
Ação correta e motivação correta 
 Pedro  não se acovardou diante de ameaças de morte, manteve-se firme e constante ao confiar que estava realizando a missão pra a qual Deus o designou: testemunhar do poder de Deus.
Ele diz: “Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos4:20).  Mesmo sofrendo ameaças, Pedro não se intimidou e levou adiante a obra de Deus. Ele determinadamente agiu de maneira correta motivado pelo compromisso com Cristo.
Somente Deus pode avaliar o coração, não precipitemos em julgar o outro nem para o bem nem para o mal.Julguemo-nos a nós mesmos.

Nenhum comentário: