quarta-feira, 20 de maio de 2009

INVEJA


INVEJA, A PODRIDÃO DOS OSSOS


Inveja, do hebraico quinah, significa ambição desmedida.
Inveja, do latim invidere, significa não ver.
A inveja é uma ambição desmedida que nasce da comparação e acaba por cegar a pessoa que a carrega dentro de si.
A inveja faz um irmão se levantar contra outro irmão assim como Miriã e Arão se rebelaram contra a autoridade de Moisés; faz um irmão matar outro irmão como Caim matou Abel; faz irmãos venderem irmãos como fizeram com José do Egito; faz um amigo trair por dinheiro como Judas Iscariotes fez com Cristo.
A inveja faz as pessoas viverem aparentando ter o que não tem ou ser o que não são, como Ananias e Safira quiseram se assemelhar a Barnabé.
As pessoas invejosas não conseguem aprender com o outro, pois transformam a admiração que sentem numa ávida procura por algo que diminua o outro, afim de se sentirem superior.
A inveja é uma das obras da carne citada em Gálatas 5:20, o que revela que sua essência é má, destruidora e conduz a morte, afinal Satanás é o Pai da inveja, foi ele quem quis ser semelhante a Deus e desejou se assentar no trono do Todo Poderoso.
É lamentável que no seio da igreja haja esse tipo de sentimento destruidor e voraz que corrói, apodrece,destrói e mata.
A bíblia diz em Provérbios 14.30: “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”.
Os ossos tem a função de suportar e proteger os órgãos internos e possuem três tipos de tecido:
- tecido compacto e duro, que dá estabilidade.
- tecido poroso, que abriga marrow, o que produz células sanguíneas.
- cartilagem, para amortecer os movimentos.
A inveja se semelha ao câncer nos ossos que provoca dor, perda da estabilidade e comprometimento dos movimentos. Os invejosos sofrem dor pelo sucesso do outro, perda da estabilidade emocional, e paralisia de suas competências.
Assim como uma boa alimentação e a prática de atividade física são saúde para os ossos , se alimentar da Palavra de Deus e praticar os exercícios do grande mandamento (Mt. 22.36-40), e da grande comissão (Mt.28.19,20), são saúde para qualquer problema emocional e espiritual!

Nenhum comentário: