sábado, 15 de fevereiro de 2014

LIÇÕES DO REI EZEQUIAS

"Depois destas coisas e destes atos de fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e, entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas.Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo com o propósito de guerrear contra Jerusalém,teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.  Assim muito povo se ajuntou e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que corria pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas? Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância. Então pôs oficiais de guerra sobre o povo e, congregando-os na praça junto à porta da cidade, falou-lhes ao coração, dizendo: Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele. Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá." II Crônicas 32.1-8




1ª Lição- O  fiel ao Senhor  é alvo de ataque inimigo.
O Rei Ezequias reparou e purificou o templo, reintroduziu  a celebração da páscoa, restaurou o ministério sacerdotal e levítico e combateu  veementemente toda a espécie de  idolatria no meio do povo de Judá, inclusive a serpente de bronze, Neustã, fabricada por Moisés no Êxodo foi destruída .
Quando desejamos ser fiéis a Deus e nos santificamos, nossas atitudes  agradam ao Senhor, mas desagradam ao inimigo de nossas almas. A santidade decreta guerra a Satanás e este usa pessoas e meios para nos afligir.
 2ª Lição-Agir de modo louvável para com Deus não nos isenta de aflições. Diz o texto que Ezequias praticou atos de fidelidade a Deus e é nesse contexto que Senaqueribe, rei da Assíria vem em guerra contra ele.
Vida de fidelidade a Deus não é sinônimo de vida sem tribulação, afinal Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo pois Ele venceu o mundo.
A Palavra de Deus também nos garante livramento " Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas " (Salmo 34.19)
3ª  Lição- O inimigo age com astúcia amedrontando e ameaçando
Senaqueribe mandou ameaças ao povo de Judá, falando a língua popular afim de desestruturá-los e levantar rebelião contra o Rei. Ele escreveu cartas contando seus feitos de guerra e blasfemando do Deus de Israel.
Quando Satanás se levanta contra um servo de Deus , se levanta contra o próprio Deus  e não pode prevalecer.  O medo é o termômetro de nossa fé, ou ele nos paralisa ou  é  paralisado. 
4ª Lição- Diante das ameaças devemos agir com fé e prudência.
Ezequias tapou as fontes de águas, edificou o muro demolido, fortificou a cidade,preparou armas, colocou guerreiros de prontidão, deu uma palavra de ânimo ao povo.
Ezequias confiou no Senhor para os livrar, mas não ficou de braços cruzados, aquilo que estava a seu alcance. Devemos agir com prudência eliminando todo alimento carnal, fechando toda brecha para o pecado, fortalecendo nossas vidas com leitura bíblica e oração, nos preparando para as batalhas espirituais com exercitando nossa fé e boa conduta.


Um comentário:

Unknown disse...

Ótima reflexão. ..que possamos vigiar pois estamos vivendo tempos de guerra espiritual e somente com Deus podemos vencer. ..Assim como Ezequias venceu