segunda-feira, 26 de agosto de 2013
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
QUAL O FOCO DA MINHA RELIGIÃO? O HOMEM OU DEUS?
Religião vem do latim ¨religare¨, tem o significado de religação.
Portanto, para se ter uma religião é necessário reconhecer a necessidade de uma religação a Deus.
Quase a totalidade das religiões enfatizam os esforços humanos por um bom padrão de comportamento com relação aos outros seres humanos , focando o homem e seu bem estar. É justamente essa a principal diferença entre o Evangelho e as outras religiões: o cristão não tem seu foco no homem, mas em Deus.
A Palavra de Deus afirma ser impossível ao homem alcançar essa reconciliação pelo seus próprios méritos ou esforços. Não importa o que o homem faça, continuará pecador e indigno diante do padrão santo de Deus.
O Evangelho tem como foco a reconciliação do homem com Deus através da cruz de Cristo, uma iniciativa do próprio Deus para com os homens. Deus enviou seu Filho para dar a vida por nós pecadores, afinal nada tem o poder de nos reconciliar com Deus, senão Ele mesmo através de Jesus, seu Filho.
"E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; II Coríntios 5.18"
A cruz retrata a nossa natureza humana decaída, ela revela o fim que merecemos: a morte, mas também nos aponta para a reconciliação com Deus através da morte de Cristo em nosso lugar.
"Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." II Coríntios5.19,21
Fazer o bem não é o meio para se tornar um ser humano melhor ou aceitável a Deus, mas é resultado de uma vida transformada pelo poder de Deus e aceitação da graça de Deus personificada em Cristo Jesus.
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efésios 2.8-10
Quando o foco é Deus o padrão moral e espiritual se torna elevadíssimo , revelando a incapacidade humana de se religar a Deus , fazendo do homem um devedor eterno do amor de Cristo e seu sacrifício e trazendo o entendimento da graça de Deus .
Quando o foco é o homem o padrão moral e espiritual se torna rasteiro, desprezando o sacrifício de Cristo e trazendo para o homem a responsabilidade de se reconciliar com Deus pelos seus méritos.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
CHARCO DE LODO
"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. " Salmo 40.1-2
Há homens que se sentem orgulhosos pelo que tem:
Dinheiro, poder, diploma, carro, bom saldo em conta bancária, família, casa, intelecto, profissão, emprego,prestígio, fama, status, poder; outros ainda se erguem em sua jactância de possuir uma moral elevada.
Há homens que acham que não tem do que se arrepender, não tem o que perdoar e ser perdoado, não tem o que consertar em si e em seu comportamento.
Mas quando vem as tempestades da vida, não se sustém nessas falsas bases, pois
nada disso pode garantir relacionamento com Deus.
Deus está pronto a ouvir o clamor de um coração quebrantado e contrito.
Quando o homem reconhece que não consegue ficar em pé sozinho diante das adversidades, e que ele precisa se livrar do pecado,estender sua mão e depender de Deus para tirá-lo do charco de lodo,então acontece o maior dos milagres:
Deus se curva de seu trono de graça, estende a mão ao pecador, livra-o e o firma pela fé na rocha que é Cristo. Traz segurança e salvação ao homem , firma seus pés nas pegadas de Cristo.
NÃO POSSO DEIXAR A CONGREGAÇÃO
"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Hebreus 10.25
A igreja universal, composta por todos os santos é chamada de Noiva de Cristo.
A igreja local , composta por pessoas regeneradas é comparada ao Corpo de Cristo.
Cada cristão regenerado em Cristo é chamado de templo do Espírito.
Na atualidade muitos cristãos tem deixado de comprometer-se com a igreja local por acharem que ela é dispensável, uma vez que são templo do Espírito e parte da igreja universal.
E ainda afirmam: - a igreja local é falha, imperfeita, cheia de problemas, não me atende, etc.
Realmente a igreja é falha, pois é composta de pessoas pecadoras,
se a igreja local fosse perfeita, não precisaríamos de céu.
Não podemos deixar de fazer parte da igreja local porque ela é plano de Deus:
PARA O EVANGELISMO:
Os pés da igreja local caminham pela comunidade, cidade, estado, país e por todo o mundo; através de missionários enviados, sustentados e cobertos por oração. Uma ação impossível de ser realizada simultaneamente por um indivíduo.
PARA O SERVIÇO:
Os braços da igreja local realizam ação social alcançando orfanatos, asilos, presídios, zonas boêmias, casas de recuperação, etc ; servindo a sociedade como ninguém conseguiria fazê-lo sozinho.
PARA O ENSINO:
A boca da igreja local ensina a milhares e milhares a guardar os ensinos de Jesus e a cumprir suas ordenanças, sua voz se faz audível através dos tempos por exemplos de vidas e famílias em todo mundo.
PARA SOCORRO:
As mãos da igreja local socorrem os irmãos necessitados em tempos de angústia, bem como cuida dos doentes, desamparados, desalojados, famintos e doentes.
PARA TESTEMUNHO:
As pernas da igreja local se mantém firmes em Cristo capacitando seus membros a se manterem inabaláveis na fé , nos princípios e valores defendidos pela palavra de Deus.
PARA ORAÇÃO:
Os joelhos da igreja local se dobram em oração por um mesmo propósito trazendo respostas dos céu através de soluções, cura, conforto em tempo de alegria ou adversidade.
PARA SALVAÇÃO:
Os olhos da igreja local se voltam para cruz em esperança eterna de vida em Cristo, mantendo viva a mensagem do Evangelho.
PARA LOUVOR:
O coração da igreja local se rende a graça de Cristo, trazendo à memória os infindáveis motivos de adoração a Deus, como testemunho ao mundo e deleite ao Pai.
PARA SANTIDADE:
A mente da igreja local se renova dia a dia na Palavra , fortalecendo-se na perseverança em santidade diante de um mundo corrupto e perdido.
Por tudo isso e muito mais,percebemos como é impossível um membro sobreviver fora do corpo, e realizar sozinho a obra do corpo. Não participar da igreja local é não contribuir com recursos, vida, tempo e dons .
Caminhar sozinho é negar-se a realizar a obra em sua totalidade, é
não se dar por inteiro ao aprendizado, pois a igreja local exige prática de perdão, renúncia, humildade no relacionamento com o próximo e com Deus.
"Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13.16"
Se o Senhor Jesus não fez a obra sozinho, por que iremos nós?
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)