terça-feira, 12 de março de 2013

CONSELHOS DO INFERNO

"Não deis lugar ao diabo" .Efésios 4.27
"porque não ignoramos as suas maquinações. "2 Coríntios 2:11

Satanás é um inimigo milenar da obra prima da criação, ele conhece bem as inclinações do homem e astutamente sugere e o encoraja a agir conforme a vontade da carne, afim de fazê-lo  pecar.
Conselhos diabólicos para o cristão:

O QUÊ QUE TEM?
Essa foi a sugestão da Serpente para Eva ao encorajá-la a comer o fruto que Deus havia proibido. Satanás aguçou a vontade que já estava em Eva e mentiu dizendo que seu ato não resultaria em morte.-Gênesis 3.4
Abrimos mão da santidade e obediência a Deus sem pesarmos as graves consequências ao darmos vazão a nossos desejos. Somos atraídos pela vista, nasce a vontade, ficamos próximos do perigo, parece-nos que ninguém está vendo, e quando assustamos, caímos em grande laço. Quando é contrário a ordem de Deus, não vale a pena, o pecado pode trazer consequências seríssimas.

OUÇA SEU CORAÇÃO, NÃO SE IMPORTE COM OS OUTROS. Amnon deu ouvidos a seu amigo Joanadabe, que o ajudou a arquitetar um plano para conseguir satisfazer o desejo de seu coração: possuir Tamar, sua irmã. Satanás usou a boca daquele jovem para impulsionar Amnon a colocar em prática o pecado, o jovem foi impulsivo e não pesou as graves consequências.- II Samuel 13.5,11,14,15.
O coração do homem é enganoso, portanto sua inclinação  pode ser maléfica se  não estiver em consonância com a Palavra de Deus.  Muitos jovens se envolvem em relacionamentos amorosos mesmo desaconselhados pelos pais, apenas ouvindo seus corações apaixonados. As consequências não são medidas, mas sofridas certamente. Formam-se lares desestruturados, filhos sem referência, reforça-se o índice de divórcios, etc.

VÁ APROVEITAR A VIDA!
Balaão ensinou Balaque colocar tropeços diante dos filhos de Israel para que esses não fossem abençoados por Deus, levando-os à idolatria e prostituição.- Apocalipse 2.14 e Números 31.16
Esse é o conselho que o diabo dá através do  mundo, o que importa
é o hedonismo, o que importa é viver o momento, "carpe diem". Muitos querem sentir o doce sabor do pecado, mas se esquecem que é passageiro, afinal o que realmente fica são as consequências amargas e duradouras.

 FIQUE  COMO ESTÁS. PARA QUÊ MUDAR?
Os espias infamaram a terra prometida, amedrontando Israel, tirando-lhes a coragem de avançar pela fé, fazendo-os murmurar e desejar ter ficado no Egito ou mesmo no deserto.Números 13.32
Uma vida cheia do Espírito de Deus é uma vida intrépida, o medo e a covardia são indícios de falta de fé e descompromisso com Deus.
Satanás tenta incutir na mente humana  que  não se faz  necessário mudança de vida, ele deseja que o homem continue como está, afinal ele já nasce com a semente do pecado que gera morte.


QUE SE DANE AS REGRAS, TÔ NEM AÍ!                               Aitofel aconselhou Absalão a se deitar com as concubinas de Davi, mostrando ao povo que rompera com seu pai. - II Samuel 16.21
A rebelião às regras, aos bons costumes, à autoridade, são atitudes de um coração indiferente a Deus. Satanás quer que o homem use seu livre arbítrio para a independência de Deus, tal como ele fez no princípio.

VOCÊ DEVE CONFIAR EM SI MESMO.
Satanás incitou Davi a  numerar seus homens de guerra, fazendo com que deixasse de depender de Deus para a peleja para confiar no seu exército.- I Crônicas 21.1
Mais uma vez vemos Satanás desejando que o homem tome atitudes 
autônomas, que confie em si mesmo. Aliás essa é a tônica de todas as religiões fora o Cristianismo: O "eu" como centro.

CHUTE O BALDE ! 
A mulher de Jó sugeriu a seu marido blasfemar de Deus e morrer. Tal como  Satanás  esperava acontecer quando propôs a Deus provar Jó.  Jó 2.9
O desejo de desistir, de abandonar o caminho, de não carregar a cruz, é natural em determinado momento na vida do homem, mas o incentivo só poderia vir do maior interessado na ruína humana: o Diabo, pois Jesus prometeu estar conosco todos os dias e esse é nosso maior diferencial: o Espírito Santo. João 28.20


SE DEUS EXISTE , NADA DE MAL TE ACONTECERÁ.           Pedro foi usado por Satanás ao repreender Jesus quando Ele falava de sua morte redentora. - Mateus 16.21-23 
Muitos ficam decepcionados ou frustrados quando passam por problemas e sofrimentos, mas  o cristão não está isento deles , pelo contrário, faz parte do tratamento de Deus em nós. Jesus nos advertiu quanto às aflições , mas nos recomendou bom ânimo. (João 16.33) 

MOSTRE  QUEM  VOCÊ É !                                                  
Os jovens amigos de Roboão, ao contrário dos anciãos, sugeriram ao Rei responder ao povo com dureza, sem humildade, afim de mostrar poder.- I Reis 12.9-10
O desejo pelo poder é uma tendência natural humana, mas o amor ao poder é um veneno mortal , nós devemos reconhecer que não somos nada diante de Deus, apenas devedores de sua graça.

NÃO TEM NADA HAVER !                                                                  Um homem de Deus preferiu ouvir a voz de um profeta que mentiu  a obedecer uma ordem divina que lhe fora dada.Sua desobediência acabou em morte.- I Reis 13.1-31 Devemos ouvir a voz de Deus e não conselhos humanos, mesmo quando respeitamos o conselheiro ou julgamo-no um profeta. Nada  pode falar mais alto que a voz de Deus em nossas vidas, e isso se dá através da Palavra inspirada: a Bíblia.


TUDO É VÁLIDO  QUANDO EXISTE AMOR   
Herodias  sugeriu a sua filha que pedisse a cabeça de João Batista ao Rei, afim de calar a voz do profeta que falava contra sua relação adúltera com o Rei Herodes.- Mateus 6.24,25
Muitos justificam suas opções em nome do amor. O amor realmente
é importante em nossas decisões, mas o amor a Deus implica em obediência, e esse deve ser o parâmetro de nossas escolhas e comportamento: amor que se traduz em obediência a Deus e a seus preceitos.
 
O QUE IMPORTA É SER FELIZ!                                                   Judas preferiu ouvir a sugestão de Satanás ao entregar Jesus por trinta moedas de prata, a manter-se pobre ao lado do Messias. Mateus 26.15
Nossa missão é louvar a Deus com nossas vidas. O importante é fazermos nosso Deus feliz com nosso bom porte em Cristo. Não estamos no mundo a passeio ou diversão. O que vale ser feliz por no máximo 100 anos e ouvir de Cristo: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. "  Mateus 7:23


QUAL O PROBLEMA? TODO MUNDO FAZ!
Geazi mentiu ao profeta e aceitou "presentes"- II Reis 5.20-27
Temos a tendência de agirmos conforme a maioria, há coisas que se tornam normal e já nem se chamam pecado, pois todo mundo faz!
A estratégia de Satanás é que o cristão se acomode a pequenas práticas que se tornam iniquidade em sua vida, impedindo o avanço da comunhão e da santidade.


O IMPORTANTE É CRER EM DEUS.
Até os demônios crêem e estremecem.- Tiago 2.19
Satanás deseja que acreditemos em Deus e desacreditemos dele.
Reconhecer a existência de Deus é obrigação do homem, pois os demônios não a negam.
Crer é o primeiro passo, mas relacionar-se com Deus é o que verdadeiramente importa. O relacionamento se torna confiança e a crença se torna fé. 


Nenhum comentário: