terça-feira, 19 de outubro de 2010

ÂNCORA DA ALMA


"A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque."     HEBREUS 6.19,20


A âncora , como instrumento náutico,tem em sua ponta uma cruz capaz de penetrar até uma rocha afim de manter a embarcação segura e firme em determinado local.
A esperança do crente na redenção é essa âncora, segura e firme que penetra além do véu , e nos mantem no lugar que Deus deseja que estejamos: no centro de Sua vontade.
Somente através da cruz de Cristo que penetra os céus , podemos acessar a presença de Deus, a exemplo do o sumo sacerdote que uma vez ao ano adentrava o santo dos santos onde se encontrava  o propiciatório cercado de querubins,  simbolizando Cristo na gloria do Pai.
Na ponta da âncora , nossa esperança, tem uma cruz cravada na santidade de Deus. Cruz vazia, porque Cristo está vivo e assentado a direita de Deus . Esse Jesus é o sumo sacerdote que adentrou a presença Santa de Deus nos abrindo um novo e vivo caminho, para que com ousadia( consciência da nossa natureza pecaminosa incompatível com a santidade de Deus ) entremos na presença majestosa e Santa do Senhor.
O cristão capaz de compreender essas verdades espirituais deve manifestar em sua vida algumas características tais como:


Viva esperança -a esperança é o diferencial dos salvos em Cristo em relação aos ímpios.Certeza de que um dia também seremos glorificados e moraremos na presença Santa do nosso Senhor e Salvador.
Essa esperança deve se traduzir em alegria,bom humor,otimismo , capaz de contagiar os desesperançosos que desconhecem o poder da cruz.

Firmeza- firme convicção, fé inabalável mesmo em tempos de tempestades e ventos contrários, crendo que a cruz cravada na Rocha, que é Cristo, é a nossa segurança nos dias maus.
Essa firmeza deve ser notória para quem nos cerca, pessoas desequilibradas emocionalmente que não têm paz no coração.

Constância- perseverança no trabalho do Senhor e no crescer na vida cristã, mesmo que ao redor muitos desanimem, cruzem os braços ou retirem seus olhos do porto seguro, continuemos a fazer sempre o melhor que estiver ao alcance e o que Deus espera que façamos.
Essa constância deve ser exemplo para os que murmuram e questionam a Deus
fazendo-os crer que o sol nuca deixa de  brilhar acima das nuvens e que o nosso Deus tem o controle de tudo.

Profundidade- intimidade na relação com Deus e no conhecimento de Sua Palavra , caminhando em  santificação afim de vê-Lo face a face.
Essa profundidade deve servir  testemunho ao mundo que espera coerência entre o que se prega e o que se vive.
 



Nenhum comentário: