quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NA CONTRA MÃO




Ser jovem cristão é andar na contra mão do mundo

"Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo. Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;" Eclesiastes 11.9,10 e 12.1

Você já ouviu o seguinte conselho: "Faça o que manda seu coração ..." ?
Será que Salomão, cheio de sabedoria, está dando este conselho? Está instigando o jovem a traçar seus próprios caminhos? Sucumbir aos desejos da carne? Ser independente de Deus?
Absolutamente! Salomão está dando ênfase às características que permeiam a fase da adolescência e juventude: entusiasmo, curiosidade, coragem,vigor, desejos, descobertas,impulsividade, etc. A juventude é marcada pelo entusiasmo da vida, atração pela vista,impulso do coração.
Salomão adverte: Por todas estas coisas Deus te trará a juízo!Um dia estaremos frente a frente com Deus para recebermos a sentença final e os galardões segundo nossas obras. Daremos conta de nossas vidas a Deus.
Podemos fazer escolhas na vida, mas as consequências não podemos escolher, apenas sofrê-las.
Salomão aconselha: Afaste-se! Remova o pecado! escolha a obediência pois a adolescência e juventude são passageiras, efêmeras, sem durabilidade! Apenas uma fase, uma época, um tempo, um momento... mas as consequências das escolhas erradas às vezes duram uma vida inteira!
O mundo aconselha que é época de aproveitar a vida: cair na balada, ficar, namorar, beijar muito,beber todas, frequentar boites, barzinhos,rodinhas de amigos... fazer o que manda o coração.
Salomão aconselha ao jovem viver o hoje sem se esquecer do compromisso com Deus: ALEGRE-SE NA MOCIDADE , tenha alegria em viver essa época de vigor e descobertas, mas reconhecendo que Deus é prioridade , reconhecendo que é o momento de buscar conhecimento e experiências com Deus, momento de plantar para colher alegrias no futuro.
ANIME-TE O CORAÇÃO , concentre esforços e motivações no afã de ser moldado por Deus no seu caráter, nos seus valores,visando adquirir sabedoria e aprovação de Deus para uma eternidade.
ANDE PELO CAMINHO DO CORAÇÃO , ouça quem está entronizado em seu coração: o "eu" ou "Deus". Faça suas vontades e realize seus desejos imperfeitos ou experimente a vontade boa , agradável e perfeita de Deus.
ANDE PELA VISTA DO OLHOS discirna o carnal do espiritual, o efêmero do eterno, o que é vaidade do que vale realmente a pena.
O jovem cristão , comprometido com Deus, não cabe na forma do mundo, não é levado pela correnteza, não é mais um no meio da multidão. Ele é rebelde para o mundo e obediente a Deus,ele quebra regras, ele é único, ele é notável, ele é luz em meio as trevas!








Nenhum comentário: