domingo, 21 de setembro de 2008

O BARRO



" Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro,Ó casa de Israel?
Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro,
Assim sois vós na minha mão." Jeremias 18:6


O barro é encontrado em toda a superfície terrestre, ele é uma matéria impura, contém corpos e resíduos indesejáveis ao oleiro.   A função do oleiro é retirar as impurezas e dar forma ao vaso, colocando-a no centro de um prato giratório. 
O caminho da perfeição é longo, pois o trabalho com argila não proporciona resultados imediatos, exige muita calma , paciência, persistência, investimento de tempo!  Deus , à semelhança do oleiro, não apenas possui essas qualidades como vai além, usando de misericórdia com a nossa natureza: impura e pecaminosa, que não dá prazer ao Senhor. 
Nós também somos moldados no meio de um mundo corrompido , e é aí mesmo, no meio dessa roda giratória que Deus quer trabalhar em nós. O mundo não para de girar trazendo evoluções tecnológicas, modismos, valores deturpados, novos modelos de família, convites sedutores ao pecado, facilidades ao erro e impurezas. Convivemos com pessoas mentirosas, consumistas, perigosas, ambiciosas, extremamente vaidosas, egoístas , fúteis, falsas, ansiosas, tristes, deprimidas,dependentes de medicamentos para dormir e para sorrir. Há dois tipos de barros: os que se partem com facilidade, não são fáceis de serem trabalhados, chamados barros magros; e aqueles que são maleáveis e aceitam as mãos do oleiro, chamados barros gordos. Sabe o que torna um barro mais fácil de ser trabalhado? Vinagre ! Muitas vidas precisam passar por amargor, exatamente no local a ser trabalhado, no local endurecido, seja ela finanças, profissão, saúde, casamento, gênio, etc. 
Quando o vaso se quebra, o oleiro tem que fazer um novo vaso; com paciência e persistência ele recomeça. Como um oleiro, Deus começa a amassar , a jogar repetidas vezes o barro em uma superfície lisa e trabalhar com as mãos ! Para quê? Para retirar as bolhas de ar que fazem com que o vaso exploda no forno ou cause rachaduras nos vasos prontos e secos, tornando-os imprestáveis. Deus tem o melhor projeto, e quer nos usar, nos encher, quer que transbordemos.
Ainda que o processo de santificação seja demorado e doloroso, é o melhor lugar do mundo estar nas mãos de Deus! 
Ele quer fazer de cada um, um vaso único de honra, usando como molde Jesus cristo. Deus deseja nos fazer semelhantes a seu filho: Usados para ser cheios do Espírito Santo, para alimentar outros espiritualmente, para conservar os valores do reino de Deus,  para servir na casa de Deus.
 Por fim, o oleiro assina sua obra, dando a ela valorização, procedência, sua marca de propriedade. Nós devemos deixar que todos vejam a obra que o "Oleiro dos oleiros "fez em nós, em nossa vida! Nossa marca é o Espírito Santo, reconhecimento do trabalho de Deus, da procedência , da origem.

Ser totalmente dEle é para nós uma honra !













Nenhum comentário: