sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O MAR SE TORNOU VERMELHO

Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados
{dos quais o mundo não era digno}

Hebreus 11:37-38

“Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada;.. dos quais o mundo não era digno...” Hb 11.37a-38a

Em pleno século XXI, enquanto o Brasil  festeja o carnaval  com excessos  no álcool, no trânsito, no sexo;  no oriente o sangue derramado por 21 mártires cristãos que não negaram a Jesus tingiu o mar Mediterrâneo de vermelho.
Enquanto a igreja "evangélica" ocidental propaga curas, milagres, facilidades, poder e prosperidade; promove shows gospel, unção de apóstolos e atos proféticos, além de enfatizar o efêmero e temporal apresentando Jesus como o "resultado de seus problemas" ; do outro lado do mundo cristãos propagam a cruz com testemunho de sangue.
O verdadeiro "posso tudo naquele que me fortalece", não é um brado triunfalista, mas o poder de Deus agindo mesmo no silêncio do sofrimento , da dor,  da morte.
Que Deus nos conceda a coragem de sermos cristãos até a morte, mesmo vivendo no país do Carnaval.



 

Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados
{dos quais o mundo não era digno}

Hebreus 11:37-38

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

VIDA FRUTÍFERA



“ Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;” Colossenses 1.4-6

A carta de Paulo aos Colossenses foi a pregação nos últimos meses do  Pastor David à Igreja Cidade Jardim. A cada domingo iam sendo enumerados e nomeados meus pecados um a um.
Assim Deus faz conosco através de sua Palavra, nos ensina, corrige, redargue, instrui em justiça, nos prepara para boa obra.
A carta  aos Colossenses foi um "selfie espiritual" , onde enxerguei inúmeros defeitos na minha vida cristã e me senti desafiada a corrigí-los.
  • Pensar nas coisas do alto e não nas terrenas -  Jesus nunca  trocou o espiritual pelo terreno, como Esaú  trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas. Jesus não cedeu às tentações e provocações e por isso cumpriu sua missão na cruz em santidade e perfeição. Assim  também devo ter os olhos fixos no alvo de Deus para mim, ou seja, no céu. O que é espiritual, eterno e desejável a Deus  sempre deve ter primazia sobre o que é efêmero, terreno e passageiro.
  • Adquirir conhecimento , sabedoria e entendimento espiritual- A Palavra de Deus é fonte de sabedoria e discernimento espiritual, ela deve ser meu alimento diário afim de me tornar apta a compreender os feitos de Deus na minha vida e no mundo.
  • Revestir-me de amor, profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão- Jesus foi a personificação da Palavra, Deus em carne humana, Verbo vivo. Devo  deixar o conforto e comodismo de ser eu mesma e andar como Ele andou,  crucificando a minha natureza egoísta, individualista, má, orgulhosa e ansiosa e cultivando os mesmos sentimentos que houveram em Cristo Jesus.
  • Transbordar gratidão- O ato de murmurar e reclamar é o que mais  observo nos dias atuais. Reclamo do governo, do clima, da falta de dinheiro, do trânsito, do trabalho, etc. Transbordar gratidão em meio ao mundo violento e perverso só  me será possível mediante a lembrança da graça de Deus explícita na cruz do Calvário. A graça me constrange e muda meu olhar, onde deixo de ser merecedora para ser eterna devedora do amor de Deus.
  • Ser paciente e alegre-   A falta de paciência ainda é um desafio para mim,  mesmo com todas as facilidades que a  atualidade me proporciona. Ela fica ainda mais notória  no trânsito . Esses dois sentimentos: paciência e alegria  serão possíveis de serem manifestos com naturalidade em minha vida, apenas quando o Espírito Santo de Deus  assumir o controle total do meu interior.
  • Frutificar em boa obra- Minha vida não passará em branco se  eu viver para Cristo, pois com certeza ela impactará os que estiverem  em convívio comigo, a ponto de animá-los e enchê-los de esperança  através da minha fé em ação.
  • Ter palavras agradáveis e temperadas- A boca fala do que o coração está cheio, portanto meu interior deve estar repleto do Espírito de Deus a ponto de transbordar, assim terei sempre  palavras abençoadoras e equilibradas, 
  • Suportar e perdoar como Cristo perdoou- Cristo me incentiva ao perdão e me capacita a perdoar. Quando reconheço o perdão de Deus em minha vida, sou constrangida a perdoar como Ele  me perdoou.
  •  Fortalecer-me em poder- O poder pertence ao Senhor. Ele me fortalece à medida em que vivo em obediência. O Senhor dos Exércitos  me faz capaz de lutar e prevalecer sobre o pecado, o Diabo, as aflições desse mundo.
  • Aproveitar as oportunidades para falar do evangelho- Não posso negligenciar  a grande comissão. Devo aproveitar as oportunidades , estar vigilante e disponível a ser usada por Deus para compartilhar  a esperança que há em mim.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

QUE TAL UM SELFIE ESPIRITUAL ?


"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".  Hebreus 4.12

Retratar-se é a prática do momento.
Diante de nossas imperfeições podemos  até submeter nossas imagens aos retoques do photoshop antes de expô-las a público.
Então, aproveitando a onda do momento, que tal um selfie* espiritual? 
A Bíblia é apta a nos proporcionar um autorretrato, pois ela  sempre revelou o homem como ele é, e nem sequer poupou seus mais ilustres personagens: patriarcas, sacerdotes, profetas e reis; mas relatou suas falhas e defeitos bem como seus grandes feitos, o que não os tornou menos admiráveis.
Quando a Bíblia nos confronta com o padrão de Cristo,  nossa alma é desnudada e  os nossos mais íntimos  pensamentos e intenções  expostos a nós mesmos.
É  dever cristão reconhecer  nossas  fraquezas  e  superá-las afim de nos tornarmos semelhantes a Cristo e aptos a retratá-Lo ao mundo. 


*Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet. Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa...www.significados.com.br