quarta-feira, 25 de junho de 2014

OS PASSOS DE CRISTO E O RUMO DA IGREJA


"Pois para isto fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo,
para que sigais as suas pisadas." I Pedro 2.21

O Filho de Deus se encarnou se humilhando na forma de homem. Deixou seu trono, sua exaltação, seu governo, deixou o céu, mas não deixou de ter seus olhos fitos na eternidade e em sua glorificação pelo Deus Pai.
Anunciado pelo profetas aos homens e pelos anjos aos humildes pastores de Belém, chegou ao mundo pelo ventre da virgem Maria. 
Não houve lugar para Ele na estalagem, no mundo, nem entre os seus, pois sua luz incomodou a muitos, expondo-lhes as mazelas e hipocrisias travestidas de justiça e boas obras.     Aprendeu a língua dos homens e disputava com os doutores ainda na sua meninice, sempre ensinando os preceitos de Deus.
Não teve bens, propriedades, nem onde reclinar a cabeça, seu alimento era cumprir o propósito de redenção e por isso se dedicou à oração e à obediência ao Pai.
O Criador revelou Jesus aos homens como o padrão , fazendo-o exemplo para que suas pisadas fossem seguidas. Jesus caminhou na contra-mão do mundo , indo em direção aos leprosos, aos adúlteros, às multidões famintas, aos opressos, aos possessos , aos enfermos, aos amantes do dinheiro, aos odiados e traidores.  Foi  até aos excluídos da sociedade e do convívio familiar, aos condenados ao sofrimento e à morte.
Jesus trocou de fardo com eles, ofereceu-lhes oportunidade de arrependimento, perdão, fé e salvação.
Curou-lhes o corpo e a alma.
Jesus passou a angústia do Getsêmani, tomou-lhes a cruz do Gólgota, suspirou perdão à humanidade:" Pai, perdoa-lhes..." exalou amor até expirar. Ressuscitado ao terceiro dia , saiu do túmulo para dar à Igreja  novos rumos na proclamação das Boas Novas de vida eterna. 
Desde então a Igreja de Cristo herdou a responsabilidade de personificar a Cristo e fazer diferença no mundo, deixando-se tocar pelos necessitados , amando-os e conduzindo-os ao Filho de Deus:Jesus Cristo. 
Os rumos da Igreja de Cristo  passam pelo Jardim do Getsêmani para cultivar a oração e submissão ao Pai, passa pelo Gólgota (crucificação do eu), até a morte. Quando a igreja deixa de manter os olhos fitos na eternidade e  na esperança da ressurreição, ela toma rumos dignos de arrependimento. Ela passa a se ocupar de entretenimento, amar os aplausos da multidão mas rejeitar seu toque; celebrar  sob o foco dos holofotes , mas apagar sua luz no amém; idolatrar  "poderosos homens de Deus" inacessíveis à comunhão pessoal; ter em seu líderes exemplo de ostentação e prosperidade , seguir as pisadas de Cristo somente até a multiplicação dos pães, e contornar o Getsêmani e o Gólgota.
Uma igreja assim leva muitos para longe do ideal de Deus. Diante disso, Jesus assim diria: "Tenho , porém contra ti que deixaste o teu primeiro amor.Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres." Apocalipse 2.4,5























segunda-feira, 2 de junho de 2014

FILHOS DO TROVÃO


"E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia."   Lucas 9.52-56

Jesus colocou o nome em  Tiago e  João, de Boanerges, que significa: Filhos do trovão, pois ficaram indignados quando os samaritanos não deram pousada a Jesus e desejavam pedir fogo do céu para consumi-los.
Creio que hoje Cristo também mudaria meu nome para Boanerges tal a minha indignação com  as pessoas que me cercam.Não querem dar pousada a Cristo em seus corações.
Seguem Jesus de longe como Nicodemos, não querem deixar seus status religiosos , preferem manter suas tradições a romperem  com ensinos humanos e optarem pelo novo nascimento em Cristo.(João 3)
Testemunham  os feitos poderosos de Cristo, ouvem suas palavras de salvação, são contados entre os  cristãos,mas  tem o coração terreno e diabólico  como Judas Iscariotes.(Marcos 14.18)
Usam o nome de Cristo, imitam seus seguidores, mas como Ananias e Safira continuam mentido a si próprios, à igreja e ao Espírito Santo.(Atos 5.3)
Recebem a cura física, libertação de demônios, provam a multiplicação dos pães,mas semelhantemente aos nove leprosos não tem  gratidão suficiente para honrar a Cristo com suas vidas.(Lucas 17.17)
São perdoados, socorridos, acolhidos em amor , aconchegados no seio da igreja e quando estão bem , se esquecem dos benefícios que receberam do Senhor, assim como o povo de Israel fez ao tomar posse da terra prometida.(Deuteronômio 8.10-17)
Espero  chegar à maturidade do Apóstolo João, que conhecendo e prosseguindo em conhecer a Cristo, deixou de ser chamado Boanerges e  passou a ser conhecido como apóstolo do Amor. Creio que a proximidade com Cristo o aperfeiçoou e lhe deu o privilégio de testemunhar a  transformação de muitas vidas . 
Tenho muito desejo de  aprender na convivência com pessoas como Mateus, aptas a deixarem tudo ao ouvir o convite do Mestre.(Mateus 9.9);  como Zaqueu, prontas  a romperem com suas más condutas do passado (Lucas 19.8);como Maria Madalena  liberta dos poderes das trevas (Lucas 8.2); como Dorcas cheia de boas obras (Atos 9.36-39); como Pedro  capaz de chorar amargamente por arrependimento (Mateus 26.35); como o centurião cheio de fé no poder de Cristo (Mateus 8.8); como Apolo  eloquente e poderoso nas Escrituras ( Atos 18.24); como a mulher pecadora ou a viúva pobre , capaz de honrar ao Senhor com tudo o que tem ( Lucas 7.37,38; 21.2,3)  ;  como os irmãos da igreja primitiva perseverantes na doutrina, na oração e no partir do pão; como Estevão pronto a morrer  por causa e pela causa de Cristo (Atos 7.55)