quinta-feira, 28 de abril de 2011

CÃS CONQUISTADAS


"Coroa de honra são as cãs,
quando elas estão no caminho da justiça. " Pv.16.31

Meus cabelos negros se tornarão alvos um dia. (assim espero!)
Peço a Deus que meus lábios se tornem mais puros, 
Meu coração mais sensato,  
Minhas palavras mais peneiradas e raras.
Não quero ser maledicente, murmuradora, fofoqueira e inconveniente. Não quero achar que posso falar o que vier na cabeça, fazer o que me der vontade e impor minha autoridade.
Peço ao Senhor que meus filhos me queiram por perto,
Que meus netos se alegrem com minha presença. 
Que meus conselhos sejam desejados e preciosos,
Meus ouvidos mais afinados e dispostos a ouvir.      
Sonho em ser amada ainda que minha face esteja enrugada, 
minha força tenha se acabado, minha postura tenha se encurvado. Quero ser bela por andar com o Senhor por deixar um rastro de santidade  e amor.
Desejo que me chamem bem aventurada  por estar me aproximando mais e mais do meu Salvador Jesus. 
Almejo que minhas cãs repousem na certeza de que todos os meus amados trilharão o caminho da salvação e na eternidade me reencontrarão.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

A ÚLTIMA GOTA


O que faz um balde entornar ?
 - A última gota !
A última gota de paciência, de tolerância, respeito, auto controle, perdão, gentileza.
Ela é a responsável por relacionamentos que se acabam, casamentos que se desfazem, amizades que se transformam em inimizades, mágoas que se instalam no coração.
Ela é o ponto final em situações que não foram tratadas mas postergadas, adiadas, negligenciadas. 
É necessário que as gotinhas diárias de perdão, diálogo, compreensão, disposição em amar, sejam derramadas preventivamente sobre o relacionamento. 
Sendo assim, o balde não terá o que transbordar.





terça-feira, 26 de abril de 2011

CUIDADO COM O AMOR!




Muitas preocupações são legítimas no dia a dia de um casal : trabalho, desempenho escolar , escolha da profissão, instrução dos filhos, contas a pagar, poupança para o futuro, segurança da família, saúde, alimentação diária, etc. O homem e a mulher têm suas diferenças mas se completam exatamente por isso.Alguém disse que enquanto a mulher se preocupa com a toalha de jantar, o cardápio e etc, o homem se preocupa com o custo do jantar. Enquanto há tantas obrigações e responsabilidades que urgem e tomam nossa dedicação e preocupação diárias, o tempo passa sem pausa e com ele as oportunidades de valorizarmos o que realmente importa: o amor.  O companheirismo entre um homem e uma mulher foi planejado por Deus, Ele ao olhar para Adão não viu a necessidade de dar-lhe um carro do ano, uma casa maravilhosa, uma conta bancária vultosa, um diploma nem uma TV. Deus viu a necessidade de uma companheira que lhe fosse idônea.Para haver companheirismo é necessário que ambos andem juntos, no mesmo ritmo, no mesmo propósito, na mesma direção.Faz-se necessário que se importem um com o outro ajudando-se mutuamente, desenvolvendo um relacionamento não apenas de simpatia, mas de empatia. Esse relacionamento saudável só é possível se tivermos  cuidados  diários.  Quando nos esquecemos de regar as plantas elas sofrem, murcham e morrem .Quando cuidamos com carinho das plantas, (e há até quem converse com elas) elas ficam viçosas, belas, fortes e embelezam o ambiente.O amor é como uma plantinha frágil que necessita de sol, água, adubo e ar.
Cuidado com o solo:
As palavras procedem do coração , por isso é essencial pensar antes de usar as palavras, pois elas tem o poder de construir ou destruir a auto estima e as motivações do outro. No relacionamento entre duas pessoas que se amam não deve existir críticas ferinas, caçoadas que humilham e cobranças demasiadas, ataques a familiares, mas palavras de incentivo, correção e boas afirmações. 
O cuidado  com a semente:
Separar um  tempo de qualidade  fortalece a aliança  do casal , pois esse é o momento de orar,dialogar, aprender a  ouvir e a se importar com os sentimentos , a compreender o ponto de vista do outro.
O cuidado com o clima:
Valorizar as datas especiais , os esforços, os momentos de dor , fazem  até mesmo um dia qualquer  se tornar inesquecível  pelos  gestos de afeto como  mãos dadas, afago nos cabelos, mãos nos ombros, beijos no rosto ,etc. Atitudes que devem ser cultivadas como forma de exteriorizar o sentimento de carinho entre o casal.
O cuidado no serviço de regar:
O compartilhar das tarefas cotidianas é uma forma de companheirismo, não só se tratando de tarefas domésticas como da instrução e correção dos filhos.
Cuidado com a poda:
Um relacionamento que cultiva o amor se livra  diariamente das ervas daninhas do ressentimento,  mágoa, rancor, frustração, competição, orgulho, intransigência, infidelidade, intolerância, infelicidade.
O amor cultivado  é solo fértil para submissão, compromisso e fidelidade, bem como demonstração de testemunho e adoração a Deus





terça-feira, 19 de abril de 2011

A MORTE DE TRÊS DIAS


PÃO
VINHO
SANGUE
CORPO
 

RESSURREIÇÃO
 VITÓRIA
VIDA
ESPERANÇA








A CRUZ REPRESENTOU O FIM?  
A PEDRA DO TÚMULO SELOU O MINISTÉRIO ?      
OS ENSINOS SE CALARAM ?
AS CURAS CESSARAM ?
A ESPERANÇA FOI SEPULTADA ?
AS PROMESSAS DE VIDA ETERNA CADUCARAM ?
POR TRÊS DIAS ESSAS INTERROGAÇÕES INDAGAVAM OS CORAÇÕES, MAS A RESPOSTA VEIO PELA MANHÃ DE DOMINGO
O TÚMULO VAZIO ECOOU:  JESUS CRISTO RESSUSCITOU!
VENCEU A MORTE,
VENCEU O PECADO,
VENCEU O DIABO.
VERTEU O SANGUE EM NOSSO FAVOR
AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR O SENHOR.
MARANATA! ORA VEM SENHOR JESUS.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O PONTO






O que vemos na parede branca?
Um ponto vermelho.
Ainda que toda brancura seja imensamente maior
Ainda que o ponto seja imensamente menor,
Ainda que o ponto seja desprezível,
Ainda que o ponto esteja no cantinho,
o ponto não passa despercebido.
Assim é nossa vida.
Ainda que os momentos bons, que as qualidades do outro, que o amor, que as bênçãos sejam  maioritárias e as imperfeições sejam minoritárias e desprezíveis , o negativo não passa despercebido.
O grande problema  é quando  fixamos nosso olhar no ponto e  permitimos que ele tome grandes proporções diante de nossos olhos, a ponto de não valorizarmos os pequenos gestos gentis , os detalhes, as pequenas demonstrações de amor deixamos de curtir a companhia do outro; deixamos de nos alegrar, de agradecer, de sorrir e de viver!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CARNE ENTRE OS DENTES

" Quando a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, acendeu-se a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor ao povo com uma praga, mui grande.
Numeros 11.33
No episódio de Números11, o povo de Israel não estava focado em marchar rumo à terra que manava leite e mel ,apesar do deserto escaldante.Eles queriam mastigar carne naquele exato momento.
O desejo era fruto de corações murmurosos, ingratos e rebeldes 
A ira de Deus se acendeu no ato da consumação do pecado.  
Esse episódio revela a ira de Deus contra a  concupiscência.
O homem possui uma grande força que nada pode deter: essa força é a sua vontade pessoal .Seu livre arbítrio determina e decide em satisfazer-se  ou satisfazer a Deus.
Escolhamos satisfazer a Deus, Senhor dos manjares celestiais!
Escolhamos despertar-Lhe a graça e o favor sobre nossas vidas
ao abstermos de saciar-nos a carne.Fortaleçamos o espírito.