quinta-feira, 21 de maio de 2009

O QUE DIRIA A UM FILHO...


O QUE DIRIA A UM FILHO...SE SOUBESSE QUE ELE SEGUIRIA A VIDA SOZINHO?


A MAIOR RIQUEZA QUE PODEMOS TER NESSA VIDA É A SALVAÇÃO EM CRISTO.- Filho, não vale a pena trocar a comunhão com Deus por prazeres efêmeros. Viveremos apenas algumas décadas nesse mundo, mas a eternidade é para sempre!


PRIORIZE A INTIMIDADE COM DEUS - Filho, a intimidade com Deus te leva a decisões acertadas e te poupa de sofrimentos.Tenha sempre momentos a sós com Deus , a oração e leitura da Bíblia serão como as asas de um avião que mantêm o equilíbrio e propiciam vôos altos.


TENHA UM CORAÇÃO GRATO - Filho, não se esqueça de nenhum dos benefícios de Deus que te são concedidos até por mãos estranhas. A Gratidão é sentimento raro e nobre, ela mantém o coração alegre e sensível.


CULTIVE A HUMILDADE - Filho, tenha Jesus Cristo como exemplo, Ele abriu mão de todo reconhecimento humano para ganhar a aprovação e exaltação do Pai.


NUNCA SUCUMBA AO PODER - Filho, o amor ao poder é um laço de morte. Mantenha-se consciente de que tudo o que puder ter domínio sobre você está roubando o lugar do Espírito Santo.Ele deve ser a nossa única fonte de poder.


APRENDA A OUVIR - Filhos, todos querem falar, ninguém quer ouvir. Saiba valorizar as idéias e ouvir até mesmo as linguagens não faladas, pois o futuro pertence aos que se dispõem a ouvir.


BUSQUE CONHECIMENTO, MAS NÃO ABRA MÃO DA SAÚDE EMOCIONAL - Filho, estudar e buscar conhecimento é essencial , mas ter saúde emocional para lidar com as diferenças e saber se relacionar com pessoas é o grande segredo para um futuro que aponta para altos índices de stress , depressão e solidão.


FAÇA DE CADA INSTANTE UM MOMENTO A SER VIVIDO - Filho, curta as compras do supermercado, faça amizade com o frentista do posto, cumprimente os costumeiros transeuntes que passam por você todos os dias, guarde os primeiros rabiscos de seus filhos, valorize as pequenas rotinas do dia-a-dia como parte de sua vida.


AME COM AMOR INCONDICIONAL - Filho, não cobre amor de ninguém. Ame apenas, esforce-se para fazer as pessoas se sentirem amadas. O amor verdadeiro não dá esperando retorno, mas também não passa despercebido nunca!


SAIBA DIZER NÃO - Filho, aprenda a dizer "não" quando for necessário, o "sim" maldito pode ser mais doloroso do que o "não" dito em boa hora.


FUJA DAS OCASIÕES TENTADORAS - Filho,saiba admitir suas fraquezas e não pague para ver sua capacidade de enfrentar os perigos morais e espirituais , pois esses podem gerar graves ou irreversíveis consequências para sua vida e para a vida dos seus.


NUNCA QUEIRA SE EXIMIR DE CONSEQUÊNCIAS - Filho, as consequências existem para correção e aprendizado.Podemos escolher o que fazer, mas não podemos escolher as consequências, elas já estão traçadas.


NÃO ACREDITE EM ATALHOS - Filho, normalmente os atalhos nos fazem perder tempo e nos colocam em apuros, caminhe pelo caminho correto, ainda que esse seja longo.


DEFENDA SUA FAMÍLIA - Filho, a maior responsabilidade e preciosidade que temos depois da salvação em Cristo é a família. Cuide e preserve-a a todo custo, ela é o principal alvo do inimigo de nossas almas , pois destruindo a família ele cria um efeito cascata de destruição de vidas.


FAÇA TEMPO - Filho, nunca deixe o tempo passar sem que você tenha domínio sobre ele, gaste tempo em viver com qualidade, principalmente com os que você ama.


Filho, a vida é curta demais para se aprender tudo por experiência própria, recorra a Palavra de Deus para tomar decisões.

Te amo!



quarta-feira, 20 de maio de 2009

INVEJA


INVEJA, A PODRIDÃO DOS OSSOS


Inveja, do hebraico quinah, significa ambição desmedida.
Inveja, do latim invidere, significa não ver.
A inveja é uma ambição desmedida que nasce da comparação e acaba por cegar a pessoa que a carrega dentro de si.
A inveja faz um irmão se levantar contra outro irmão assim como Miriã e Arão se rebelaram contra a autoridade de Moisés; faz um irmão matar outro irmão como Caim matou Abel; faz irmãos venderem irmãos como fizeram com José do Egito; faz um amigo trair por dinheiro como Judas Iscariotes fez com Cristo.
A inveja faz as pessoas viverem aparentando ter o que não tem ou ser o que não são, como Ananias e Safira quiseram se assemelhar a Barnabé.
As pessoas invejosas não conseguem aprender com o outro, pois transformam a admiração que sentem numa ávida procura por algo que diminua o outro, afim de se sentirem superior.
A inveja é uma das obras da carne citada em Gálatas 5:20, o que revela que sua essência é má, destruidora e conduz a morte, afinal Satanás é o Pai da inveja, foi ele quem quis ser semelhante a Deus e desejou se assentar no trono do Todo Poderoso.
É lamentável que no seio da igreja haja esse tipo de sentimento destruidor e voraz que corrói, apodrece,destrói e mata.
A bíblia diz em Provérbios 14.30: “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”.
Os ossos tem a função de suportar e proteger os órgãos internos e possuem três tipos de tecido:
- tecido compacto e duro, que dá estabilidade.
- tecido poroso, que abriga marrow, o que produz células sanguíneas.
- cartilagem, para amortecer os movimentos.
A inveja se semelha ao câncer nos ossos que provoca dor, perda da estabilidade e comprometimento dos movimentos. Os invejosos sofrem dor pelo sucesso do outro, perda da estabilidade emocional, e paralisia de suas competências.
Assim como uma boa alimentação e a prática de atividade física são saúde para os ossos , se alimentar da Palavra de Deus e praticar os exercícios do grande mandamento (Mt. 22.36-40), e da grande comissão (Mt.28.19,20), são saúde para qualquer problema emocional e espiritual!

terça-feira, 12 de maio de 2009

MAMÃE




De quem são ?

De quem são essas mãos?
Delicadas ou calejadas,
Que nos fazem carinho
E apontam o caminho?

De quem são estes olhos?
Atentos e meigos,
Que velam nossos sonos
E nos livram de enganos?

De quem são estes lábios?
Sinceros e verdadeiros,
Que nos sopram as feridas
e nos dizem palavras queridas?

De quem é este colo?
Gostoso e protetor,
Que nos embala e acolhe
Sempre tão cheio de amor?

De quem é esse coração?
Do tamanho do mundo!
Que mesmo num silêncio profundo
Clama em oração,
pela proteção de Deus
A cada um dos seus?

São daquela a quem chamamos MAMÃE.
Aquela que nem sempre deu a luz,
Mas é a quem amamos
E quem pela vida nos conduz.
12/05/09

quarta-feira, 6 de maio de 2009

É FÁCIL MACHUCAR QUEM AMAMOS


Quando nos comunicamos com um estranho procuramos um tom de voz educado, palavras gentis, usamos expressões tais como: obrigado, por favor,com licença, etc.
Quando nos comunicamos com quem amos, muitas vezes não usamos os mesmos cuidados e gentilezas.
As palavras mais duras que já ouvimos , sem dúvida vieram de quem amamos.
As dores mais profundas nos foram causadas por quem amamos
As lembranças mais dolorosas envolviam quem amamos.
Por quê é tão fácil maltratar a quem se ama?
Por quê é tão comum não medirmos palavras ou ações para os mais próximos?
Talvez por justamente serem os mais próximos. A convivência revela diferenças, falhas, desnuda nossa reputação,favorece atritos, mas também proporciona calor, apoio,colo,ombro,amor. Amor, palavra que motiva nossas escolhas: ferir ou curar?